Oito em Ponto

Neurologista explica sintomas do Mal de Parkinson

Claudio Corrêa diz que doença também pode afetar jovens


14/04/2022 12h49

O dia 11 de abril é marcado pela conscientização mundial do Mal de Parkinson, que atinge 1% da população no mundo. Para entender os sintomas e a causa da doença que afeta cerca de 200 mil pessoas no Brasil, Sergei Cobra conversou com o neurologista, Claudio Corrêa.

Segundo Corrêa, os primeiros sintomas da doença podem começar com a falta de compreensão, dificuldade para sentir odor, e a alteração no equilíbrio que pode levar o paciente a ter quedas. Já o sintoma mais predominante é a rigidez no corpo, fazendo que a pessoa diagnosticada com Parkinson tenha movimentos mais duros do que o normal.

Em relação a faixa etária mais afetada pela doença, o médico diz que o predomínio está entre os maiores de 65 anos, mas que adultos de 40 anos também podem desenvolver o Parkinson de forma mais severa do que em idosos.

Sobre os fatores preventivos, Corrêa explica que não existe nenhum fator que iniba o Parkinson, mas é possível oferecer um tratamento que alivie os sintomas da doença.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF