Oito em Ponto

Renato Kfouri fala sobre aumento de doenças virais no Brasil

Dengue cresceu 400% em relação ao mesmo período de 2021


20/04/2022 13h11

De acordo com o último levantamento do ministério da Saúde, quase 400 mil casos prováveis de dengue foram registrados este ano no Brasil. Para analisar o aumento de 95% da doença em relação ao mesmo período de 2021, Sergei Cobra conversou com o infectologista e Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri.

Segundo Kfouri, a dengue é uma doença cíclica em que pessoas que já foram infectadas correm o risco de serem contaminadas novamente. Embora exista vacina contra o vírus, o infectologista observa que o imunizante protege apenas contra dois tipos da doença, deixando de lado os outros dois vírus que também são provenientes da dengue. Ele ainda reforça que apenas pessoas infectadas pelo vírus podem tomar a vacina da dengue.

Em relação a Covid-19, o infectologista conta que muitas pessoas ainda recusam a vacinação, ao destacar a fala de alguns médicos que propagam fakenews contra o imunizante, prejudicando a campanha vacinal, além de alegarem que pessoas imunizadas precisam fazer tratamento contra os efeitos colaterais da vacina.

Sobre o retorno das doenças infantis que já possuem vacina, como o Sarampo, Kfouri finaliza apontando que a baixa imunização das crianças colabora para um novo surto destas doenças.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF