Oito em Ponto

"Enquanto houver racismo não haverá democracia"

Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, Dennis Oliveira, comenta os recentes casos de racismo no Brasil


06/05/2022 13h29

De acordo com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, entre os meses de janeiro e abril, as denúncias de racismo ultrapassaram o número total de todos os casos registrados em 2021. Para falar sobre as recentes situações discriminatórias escancaradas na mídia, Sergei Cobra conversou com o Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, o professor Dennis Oliveira.

Segundo Oliveira, grande parte da população acha que não existe racismo estrutural. Ao citar o caso do vereador Camilo Cristófaro (sem partido), que falou uma frase racista durante uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo, o professor disse que no Brasil ainda não existe um consenso sobre o combate à discriminação de raças.

Sobre os casos de racismo que são divulgados nas mídias, Oliveira analisa que todas as pessoas que são negras acabam sendo impactadas, e não somente quem sofreu a discriminação direta.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF