Oito em Ponto

Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública analisa aumento de roubo de celulares em São Paulo

Alan Fernandes ensina o que fazer ao ter o aparelho roubado


10/05/2022 13h45

De acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada cinco minutos um celular foi roubado nos primeiros dois meses deste ano na capital paulista. Para analisar os perigos e o que leva os dispositivos móveis serem o grande alvo da vez, Sergei Cobra conversou com o membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o professor Alan Fernandes.

Segundo Fernandes, quanto mais introduzida a população esteja no meio digital, maior a probabilidade no aumento de furtos e roubos. Ele ainda conta que boa parte dos celulares roubados no Brasil são enviados para uma determinada região na África e vendidos para outras pessoas.

Em relação as possibilidades para reduzir os danos causados após o roubo, o professor explica a necessidade de saber o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), que pode ser encontrado na própria nota fiscal do aparelho, na bateria do telefone ou realizando uma ligação pelo *#06# no próprio celular. Ao informar o número do aparelho através de um boletim de ocorrência, é possível solicitar junto a operadora o bloqueio definitivo do celular.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF