Oito em Ponto

“Privatizar tá longe de ser um caminho para resolver o problema de preço”

Economista da LCA Consultores, Fernando Camargo, analisa alta dos combustíveis e as expectativas do governo para privatizar a Petrobrás


17/05/2022 13h35

Com os preços dos combustíveis nas alturas e após um mês da mudança da direção da Petrobrás, o presidente Jair Bolsonaro resolveu trocar o Ministro de Minas e Energia do país. Logo que assumiu o cargo, Adolfo Sachsida solicitou estudos para a verificar a viabilidade de privatização da estatal. Para analisar este tema, Sergei Cobra conversou com economista e sócio da LCA Consultores, Fernando Camargo.

Segundo Camargo, privatizar a Petrobrás está longe de resolver o problema de preços dos combustíveis. Ele avalia que não faz o menor sentido pensar numa baixa de preços numa condição privada: “Uma gestão privada vai buscar o máximo de lucratividade”.

O economista apontou também que as questões geopolíticas, envolvendo diretamente a guerra da Rússia contra à Ucrânia - região em que se concentra boa parte de produção de gás e petróleo no mundo - são os grandes responsáveis por interferirem na alta dos preços dos combustíveis. Ele finaliza dizendo que não saber o que pode ocorrer com o conflito é o que afeta as projeções dos próximos meses.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF