Oito em Ponto

Assistente Social fala sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Márcia Monte diz que todas as vítimas podem ressignificar o abuso e refazer sua história


18/05/2022 13h34

Para falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Sergei Cobra conversou com a assistente social Márcia Monte, que é especialista no Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes na ONG Visão Mundial.

Segundo Márcia, a data é celebrada no dia 18 de maio em memória do caso da criança Araceli, que aos oito anos de idade foi sequestrada, estuprada e morta por jovens de classe média no Espírito Santo.

Em relação aos diferentes casos de abuso sofrido por crianças e adolescentes, a assistente social disse que existem duas situações diferentes. A primeira está relacionada ao abuso sexual, sofrido em algumas situações no próprio lar ou dentro de comunidades, e o segundo é a exploração sexual, podendo ser considerada a mais grave, já que envolve a troca de dinheiro pelo abuso.

Sobre o processo de recuperação da vítima, Márcia explica que todas as pessoas possuem a capacidade de ressignificar uma situação traumática vivida no passado e refazer a sua história: "A vida dela não acaba, ela ressignifica".

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF