Oito em Ponto

Vereadores pleiteiam aumentar limite sonoro em SP

Arquiteta e urbanista, Helena Degreas, diz que proposta prejudica saúde da população


23/06/2022 13h19

No último trimestre, o excesso de barulho na cidade de São Paulo cresceu mais de 83%. Ao mesmo tempo, vereadores discutem aumentar o limite sonoro em regiões da capital paulista consideradas Zonas de Ocupação Especial, como aeroportos e grandes áreas de lazer. Para falar sobre este assunto, Sergei Cobra conversou com a arquiteta e urbanista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Helena Degreas.

Segundo Helena, com a diminuição da pandemia da Covid-19, as reclamações de barulho entre a população tendem a triplicar. Ela observa isso porque a prefeitura de São Paulo, ao invés de incentivar o uso consciente de aparelhos sonoros, tem feito o contrário, não prestando a devida importância a ruídos com alta intensidade: “É um sinal que a prefeitura não está muito preocupada com a saúde pública da população. Um barulho que fica acima de 70 decibéis, prejudica sim a saúde”, aponta a arquiteta.

De acordo com as regras atuais da cidade, os vereadores desejam alterar o alcance do barulho para 84 decibéis, além de pleitearem o horário limite para uma hora da manhã.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF