Oito em Ponto

Como identificar uma notícia falsa na internet?

Jornalista e especialista em checagem de fatos, Sérgio Lüdtke fala ao “Oito em Ponto”


29/08/2022 10h00

De acordo com estudiosos, as notícias falsas tiveram forte relevância nos resultados das últimas eleições presidenciais no Brasil e nos Estados Unidos e, agora, fazem parte do jogo político nos pleitos eleitorais. Para falar sobre as fake news, no programa desta segunda-feira (29) Sergei Cobra recebe o jornalista Sérgio Lüdtke, que está à frente do “Projeto Comprova”, uma aliança coordenada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e que reúne 43 veículos de comunicação em prol do combate à divulgação de informações falsas.

Perguntado sobre as características desse tipo de conteúdo, Sérgio Lüdtke afirma que “normalmente, eles fazem com que a pessoa tenha uma reação emocional”. Ele ainda complementa dizendo que as fake news recebidas em aplicativos de mensagens e redes sociais costumam ter caráter imediatista, com pedidos como “compartilhe já” e “as pessoas precisam saber disso agora”.

Para o ouvinte que manifesta dúvidas sobre alguma informação que recebeu, o “Projeto Comprova” disponibiliza atendimento no WhatsApp. O número é (11) 97045-4984.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 8h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF