Oito em Ponto

Brasil celebra Dia dos Professores com desafios

Erros do Governo Federal e do MEC durante a pandemia ainda impactam docentes e discentes


14/10/2022 09h00

Ouça a entrevista completa: 



Neste sábado (15), o Brasil celebrará, com inúmeras dificuldades, o Dia dos Professores. Considerada em muitos países a mais nobre profissão existente, a atividade é desvalorizada por aqui, tanto no que se refere às questões salariais como sociais – a convivência diária com os alunos, por exemplo. Para falar sobre o ato de ensinar e seus desafios, Mário Augusto* conversa com o presidente da Federação dos Professores do Estado de S. Paulo – FEPESP e professor da Fundação Getúlio Vargas - FGV, Celso Napolitano.

O educador aproveita para relembrar erros do Governo Federal e do Ministério da Educação durante a pandemia, que exigiu, de uma hora para outra, o isolamento e a adaptação de docentes e discentes às tecnologias e às aulas remotas. Napolitano também cita o descompasso educacional dos alunos que estavam em fase de alfabetização durante a mudança abrupta imposta pela covid-19. “Seria muito danoso para o país, até um ataque à soberania nacional, se deixarmos que essas crianças progridam nos estudos levando essa defasagem toda”, afirma. De maneira enfática, ele conclui dizendo que “poderemos ter uma geração sem qualificação alguma, engrossando o exército de desempregados”.

O programa "8 em Ponto", com apresentação de Mário Augusto**, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP

**Apresentador durante as férias de Sergei Cobra.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças