Livro comemora centenário do rádio no Brasil
Obra multiplataforma reúne depoimentos de diversos expoentes
03/11/2022 09h00
Ouça a entrevista completa:
Neste ano de 2022, o rádio brasileiro comemora “oficialmente” um século de vida. Isso porque diversos pesquisadores apontam transmissões ocorridas em Pernambuco, em 1919, como as primeiras. Polêmicas à parte, o rádio é o meio de comunicação eletrônico mais antigo do mundo e soube se adaptar à chegada das novas tecnologias até hoje.
Entre várias celebrações registradas pelo país, o "8 em Ponto" desta quinta-feira (03), apresentou o livro "100 anos de Rádio no Brasil - Na Voz dos Campeões do Microfone", de autoria de Heródoto Barbeiro, Nilo Frateschi e Fernando Vítolo, que reúne depoimentos de diversos expoentes do rádio nacional de várias décadas. Os dois últimos bateram um papo Mário Augusto*.
Frateschi contou que a ideia era contar a história dos profissionais por meio dos depoimentos dos próprios e, para isso, utilizaram a tecnologia do QR Code, possibilitando ao leitor acesso ao conteúdo multimídia na íntegra, de cada um dos 170 personagens.
Entre as muitas histórias, Vítolo relembrou a de um lendário radialista da Rádio Bandeirantes: “ Tive a oportunidade de gravar com Salomão Ésper, de 93 anos, que contou entre outras coisas quando ele conheceu Monteiro Lobato. ” Madeleine Alves, jornalista e apresentadora da Cultura FM, também conta fatos da sua trajetória profissional.
A obra multiplataforma traz conteúdo extra no site https://100anosderadionobrasil.com.br/ como, por exemplo, todos os áudios dos jogos do Brasil em Copas, desde 1950, transmitidos pelo rádio.
O programa "8 em Ponto" vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Apresentador durante as férias de Sergei Cobra.
REDES SOCIAIS