Oito em Ponto

Livro comemora centenário do rádio no Brasil

Obra multiplataforma reúne depoimentos de diversos expoentes


03/11/2022 09h00

Ouça a entrevista completa: 


Neste ano de 2022, o rádio brasileiro comemora “oficialmente” um século de vida. Isso porque diversos pesquisadores apontam transmissões ocorridas em Pernambuco, em 1919, como as primeiras. Polêmicas à parte, o rádio é o meio de comunicação eletrônico mais antigo do mundo e soube se adaptar à chegada das novas tecnologias até hoje.

Entre várias celebrações registradas pelo país, o "8 em Ponto" desta quinta-feira (03), apresentou o livro "100 anos de Rádio no Brasil - Na Voz dos Campeões do Microfone", de autoria de Heródoto Barbeiro, Nilo Frateschi e Fernando Vítolo, que reúne depoimentos de diversos expoentes do rádio nacional de várias décadas. Os dois últimos bateram um papo Mário Augusto*.

Frateschi contou que a ideia era contar a história dos profissionais por meio dos depoimentos dos próprios e, para isso, utilizaram a tecnologia do QR Code, possibilitando ao leitor acesso ao conteúdo multimídia na íntegra, de cada um dos 170 personagens.

Entre as muitas histórias, Vítolo relembrou a de um lendário radialista da Rádio Bandeirantes: “ Tive a oportunidade de gravar com Salomão Ésper, de 93 anos, que contou entre outras coisas quando ele conheceu Monteiro Lobato. ” Madeleine Alves, jornalista e apresentadora da Cultura FM, também conta fatos da sua trajetória profissional.

A obra multiplataforma traz conteúdo extra no site https://100anosderadionobrasil.com.br/ como, por exemplo, todos os áudios dos jogos do Brasil em Copas, desde 1950, transmitidos pelo rádio.

O programa "8 em Ponto" vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Apresentador durante as férias de Sergei Cobra.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças