Educação midiática e a luta às fake news na política
O jornalista e escritor Ivan Paganotti faz um balanço das eleições 2022
08/11/2022 10h00
Ouça a entrevista completa:
A luta contra as fake news teve papel de destaque na corrida para Brasília durante o pleito eleitoral de 2022. No programa "8 em Ponto" desta terça-feira (08), Sergei Cobra conversou sobre educação midiática com o jornalista e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Ivan Paganotti, que comentou: “Como a gente já tinha visto desde 2018, a desinformação, a multiplicação de informações falsas, descontextualizadas, sem fontes apuradas durante este período eleitoral foi, mais uma vez, bastante problemática. ”
Passadas as eleições, o jornalista destacou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral - TSE para tentar combater e remover com maior agilidade conteúdo falso ou fake news este ano, principalmente no 2º turno: “As plataformas tiveram um prazo mais apertado entre a decisão da justiça e a remoção do conteúdo. Isso ajudou para que as fake news não ficassem circulando e afetando a população”, declarou.
Ivan Paganotti participará esta semana do 20° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - 20º SBPJOR, um dos eventos científicos mais importantes do Brasil que discute o jornalismo, no qual apresentará a pesquisa “Impactos do PL 2.630 sobre o jornalismo: indefinições e críticas públicas ao "Projeto de Lei das Fake News”. Recentemente, Paganotti lançou o livro Censura, Justiça e Regulação da Mídia na Redemocratização, pela editora Appris.
O programa "8 em Ponto", com apresentação Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
REDES SOCIAIS