Oito em Ponto

Número de mortes por doenças cardiovasculares sobe em SP

Até outubro, infarto e AVC tiraram mais de 68 mil vidas no Brasil


28/11/2022 10h00

Ouça a entrevista completa:


As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), levam a óbito cerca de 18 milhões de pessoas por ano. Na capital paulista, um levantamento recente feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) mostra que esses números têm sido crescentes. Para falar sobre o assunto, Sergei Cobra recebe, nesta segunda-feira (28), o médico cardiologista Hélio Castello, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O diretor do grupo Angiocardio reforça a necessidade de hábitos saudáveis de vida, com prática de atividade física constante e aversão ao tabagismo. Para o especialista, como prevenção e posvenção, “é preciso que a pessoa conheça a própria saúde do coração e que, em caso de alguma emergência, tenha acesso facilitado e rápido ao hospital”. O especialista também destaca que no “período da pandemia houve aumento no peso do brasileiro, que deixou de lado os exames anuais por receio de contrair a covid-19”.

Por fim, o cardiologista Hélio Castello reiterou que é comum em dias de eventos esportivos significativos como a Copa do Mundo, e de jogos como o hoje entre Brasil e Suíça, haver sim mais casos de entradas de pessoas com mal estar relacionados ao coração em pronto-atendimentos.

O programa "8 em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças