São Paulo é o pior estado para ser policial civil
Motivos: baixa remuneração, sucateamento de veículos e instalações e falta de funcionários
07/12/2022 10h00
Ouça a entrevista completa:
Delegadas e delegados assumem papel importantíssimo na execução da lei, mas, para isso, precisam de meios adequados de trabalho. No 8 em Ponto desta quarta-feira (07), Sergei Cobra recebe a delegada Jacqueline Valadares, da Polícia Civil. Nesta semana, a policial foi eleita como a nova presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – SINDPESP.
Jacqueline afirma que o principal desafio que vai enfrentar é a luta pela valorização da categoria a qual pertence. “Apesar de São Paulo ser o estado mais rico, a Polícia Civil daqui é uma das mais mal pagas”, afirmou. A profissional de segurança pública explica que, por causa disso, a rotatividade de servidores na instituição é alta, o que gera gastos elevados de dinheiro público e impacta diretamente a população.
De acordo com um levantamento do SINDPESP, especificamente para o cargo de delegado, São Paulo é o pior estado para se exercer a ocupação em termos salariais. Os paulistas figuram em último lugar no quesito remuneração, recebendo R$ 10.382,48. Em comparação, Mato Grosso, Centro-Oeste, paga mais que o dobro a um delegado: R$ 24.940,13.
O programa "8 em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP
REDES SOCIAIS