Oito em Ponto

Especialista em relações internacionais analisa a situação política da América Latina

Continente enfrenta desafios políticos e econômicos


08/12/2022 10h00

Ouça a entrevista completa: 


Nesta quarta-feira (07), o mundo viu o Peru quase virar uma ditadura. Em uma tentativa desesperada de fugir de um processo de impeachment, o presidente Pedro Castillo decretou a dissolução do Congresso, a instauração de um governo de exceção e até um toque de recolher no país. Mas, sem apoio da oposição nem de aliados, muito menos das Forças Armadas, a tentativa de golpe deu errado. Castillo foi destituído de vez do cargo e preso pela polícia peruana. Nesta edição, o 8 em Ponto recebe o professor de relações internacionais Guilherme Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que fala sobre o que tem ocorrido nas nações da América Latina.

O especialista lembra que, nesta semana, o Brasil participou da 61ª edição da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Montevidéu, capital do Uruguai. O representante nacional foi o vice-presidente Hamilton Mourão. Sobre os resultados da conversa dos líderes do continente, Ferreira destaca: “Na América Latina, o que se observa é a incapacidade dos governos eleitos de estabelecerem governos estáveis e de concluírem seus mandatos com alguma estabilidade e legitimidade social”.

O programa "8 em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças