Ouça a entrevista completa:
O bairro da Pituba, em Salvador, é talvez um dos lugares do Brasil que mais vivenciou atuações políticas. Aliada ao clima típico da Bahia, a praia tranquila da região transformou intelectuais e personalidades do Brasil em moradores apaixonados pelo reduto nobre. No entanto, as histórias do bairro não são só gloriosas: em agosto de 1971, a psicóloga e professora universitária Iara Iavelberg, militante contrária à ditadura, foi brutalmente morta por agentes do DOI-CODI. Ela era namorada do capitão Carlos Lamarca, desertor do Exército que, dias depois, também seria assassinado pela repressão. Em cerca de 14 anos, o Jornal da Pituba cobriria o fim dos tempos de chumbo levando a público reportagens e entrevistas com personalidades da época, como Jorge Amado, Leonel Brizola e Glauber Rocha.
Nesta segunda-feira (23), Sergei Cobra conversa com o jornalista Vander Prata, que atuou no periódico e é um dos organizadores do livro “A um passo da liberdade” (editora Maianga). A obra resgata as memórias da época da transição de governo e as dificuldades de atuação da imprensa alternativa. Prata conta uma curiosidade: “Caetano Veloso gostava tanto do jornal que se tornou colaborador. Nós temos textos dele da época”.
O programa 8 em Ponto, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP
REDES SOCIAIS