“Acolhedora e, ao mesmo tempo, perversa”: os 469 anos de São Paulo
Opinião é da historiadora Rosana Schwartz
25/01/2023 10h00
Ouça o programa completo:
A cidade de São Paulo completa hoje 469 anos. A maior cidade da América Latina foi fundada em 1554 pelos padres jesuítas José de Anchieta, Manoel da Nóbrega e Manuel de Paiva, no Pateo do Collegio, região central da capital paulista. Nesta quarta-feira (25), para celebrar a data, Sergei Cobra conversa com a historiadora Rosana Schwartz, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A especialista explica que São Paulo é feita de contrastes sociais, políticos e econômicos. “É uma cidade oculta, violenta e preconceituosa; por outro lado, é também intelectualizada e palco de manifestações e transformações”, diz.
Rosana também destaca a presença, em nomes de ruas e bairros importantes da cidade, de personagens femininas que mudaram a história do país. “São mulheres que transformaram o olhar de São Paulo e romperam comportamentos tradicionais e enraizados, como Anália Franco, Anita Malfatti, Lygia Fagundes Teles e Tomie Ohtake".
O programa "8 em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP
REDES SOCIAIS