Mudanças no salário mínimo e no Imposto de Renda: o que há de novo?
Analista de finanças explica e comenta as novidades da remuneração do brasileiro e do sistema tributário do país
01/02/2023 10h00
Ouça a entrevista completa:
Nesta quarta-feira (01), Sergei Cobra conversa com o especialista em mercado financeiro Tiago Feitosa, da T2 Educação. O entrevistado do dia fala sobre as mudanças previstas para o Imposto de Renda e para o salário mínimo em 2023.
Este ano marca a primeira vez em que pessoas que recebem até um salário mínimo e meio terão que declarar o IR. Isso é resultado da combinação entre a tabela tributária, sem atualização desde 2015, e do valor atual do mínimo, de R$ 1.302.
Sobre a remuneração, Feitosa pondera o aumento cedido pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Ninguém é contra que as pessoas ganhem mais. A gente sabe, no entanto, que isso vai gerar aumento geral de custos. Do próprio governo, que paga aposentadoria, por exemplo, e também da mão de obra. Isso pode respingar em inflação”, avalia.
O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP
REDES SOCIAIS