Toda pessoa flagrada com drogas é traficante?
Jurista lança livro em que analisa e critica inconsistências da lei e da Justiça no Brasil
10/02/2023 10h00
Ouça a entrevista completa:
O advogado criminalista Cristiano Maronna lançará no próximo dia 14, pela editora Contracorrente, o livro “Lei de drogas interpretada na perspectiva da liberdade”. A obra aborda inconsistências em condenações e preconceitos sociais, raciais e de gênero no âmbito da aplicação da lei. Nesta sexta-feira (10), Sergei Cobra – que além de comunicador, também é advogado criminalista – debateu o tema com o colega de profissão.
Sergei provocou Maronna perguntando se ele está convencido de que liberar a venda e o uso de drogas, por exemplo, é uma solução para os problemas carcerários que o Brasil enfrenta. O especialista argumentou: “Cerca de um terço dos presidiários brasileiros estão processados ou condenados por tráfico de drogas. Eu penso que usamos critérios ineficientes para determinar esse crime, o que acaba resultando numa espécie de presunção de tráfico. No Brasil, toda pessoa flagrada com drogas é presumidamente traficante, salvo se provar o contrário. É uma inversão da lógica constitucional, que prega presunção de inocência”.
O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP
REDES SOCIAIS