Oito em Ponto

Crise dos balões: China e EUA travam guerra de narrativas

Professor de Relações Internacionais comenta a maior crise diplomática do ano, até o momento


16/02/2023 10h00

Ouça a entrevista completa: 


A escalada de tensão política e militar entre China e Estados Unidos ganhou ainda mais força com a chamada “crise dos balões”. A descoberta de supostos objetos voadores chineses de espionagem incomoda o alto comando das forças armadas norte-americanas e o próprio presidente do país, Joe Biden. Já Pequim nega e diz que balões de pesquisa meteorológica foram desviados para o espaço aéreo estadunidense por causa de ventos fortes. Nesta quinta-feira (16), Sergei Cobra conversa sobre o assunto com Felipe Loureiro, professor de Relações Internacionais da USP.

“É uma crise diplomática gravíssima”, garante o especialista. Para Loureiro, “o governo Biden foi pressionado pelos Republicanos a tomar medidas que foram entendidas pelos chineses como extremas, vide a destruição do balão e a proibição de que recuperassem o que estava dentro. Esse clima doméstico de polarização dos Estados Unidos – que vem crescendo na mídia e na política norte-americana – certamente contribui para que tudo isso ocorra”.

O programa “8 em Ponto, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças