Oito em Ponto

Não temos todo o tempo do mundo: nossa existência é efêmera

“8 em Ponto” abre espaço para pensar a vida de forma filosófica


22/02/2023 10h00

Ouça a entrevista completa: 


Na data de hoje, 22, é celebrada a Quarta-feira de Cinzas. Muito mais que o momento que marca o fim do Carnaval, a oportunidade é, para os religiosos, o início da Quaresma, que antecede a Páscoa cristã. Para falar sobre isso, Sergei Cobra recebe o reverendo Aldo Quintão, da Catedral Anglicana de São Paulo.

O líder religioso explica: “Se nós entendêssemos a nossa finitude, nós seríamos mais caridosos, generosos e bondosos. Na reta final da existência, as pessoas costumam dizer ‘eu deveria ter vivido mais a vida, deveria ter me divertido mais, ter ajudado mais’. Então, o cristianismo criou a Quarta-feira de Cinzas a partir de uma interpretação do livro de Gênesis, que diz ‘Lembra-te que tu és pó, e ao pó retornarás’”.

Quintão critica o que classifica como “ditadura da religião” e tece críticas a padres e pastores que ameaçam fiéis com supostas punições pós-morte. Refletindo sobre a efemeridade do tempo, ele aproveita para deixar um conselho ao ouvinte: “Se você tem que dizer que ama, diga hoje. Se tem que pedir perdão, peça hoje. Se tem que fazer algo, faça hoje. O ontem já foi e o amanhã pode não chegar, e a Quaresma e a Quarta-feira de Cinzas nos lembram disso”.

O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Gabriela Reis

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças