Misoginia: preconceito contra a mulher pode virar crime
A proposta tramita no Senado e pode ser incluída na Lei 7.716, que trata dos crimes de racismo, homofobia e transfobia; a autora é a pesquisa Valeska Zanello, da Universidade de Brasília
14/03/2023 10h00
Ouça a entrevista completa:
Misoginia é sinônimo de repulsa, desprezo e ódio contra as mulheres. Essa aversão ao gênero feminino tem como base uma visão sexista que coloca a mulher como inferior ao homem. No momento, tramita no Senado um Projeto de Lei que criminaliza esse tipo de violência.
Nesta edição do “8 em Ponto”, Sergei Cobra conversa sobre o assunto com a advogada Andrea Peres, especialista em direito e proteção da mulher, que deu exemplos de atitudes misóginas no dia a dia: “É quando no trabalho, por exemplo, um homem delega funções de assessoria para uma profissional mulher que nem é contratada para isso”.
Sobre o Projeto de Lei, Daniela afirma: “Não é que a mulher queira ser tratada como superior ao homem. Nada disso. Nós queremos um tratamento igual. O que buscamos com a lei é um reconhecimento na esfera do direito”.
O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Gabriela Reis
REDES SOCIAIS