Oito em Ponto

Misoginia: preconceito contra a mulher pode virar crime

A proposta tramita no Senado e pode ser incluída na Lei 7.716, que trata dos crimes de racismo, homofobia e transfobia; a autora é a pesquisa Valeska Zanello, da Universidade de Brasília


14/03/2023 10h00

Ouça a entrevista completa:


Misoginia é sinônimo de repulsa, desprezo e ódio contra as mulheres. Essa aversão ao gênero feminino tem como base uma visão sexista que coloca a mulher como inferior ao homem. No momento, tramita no Senado um Projeto de Lei que criminaliza esse tipo de violência.

Nesta edição do “8 em Ponto”, Sergei Cobra conversa sobre o assunto com a advogada Andrea Peres, especialista em direito e proteção da mulher, que deu exemplos de atitudes misóginas no dia a dia: “É quando no trabalho, por exemplo, um homem delega funções de assessoria para uma profissional mulher que nem é contratada para isso”.

Sobre o Projeto de Lei, Daniela afirma: “Não é que a mulher queira ser tratada como superior ao homem. Nada disso. Nós queremos um tratamento igual. O que buscamos com a lei é um reconhecimento na esfera do direito”.

O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Gabriela Reis

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças