Oito em Ponto

“Estamos criando uma panela de pressão”

A frase é do psicanalista Christian Dunker sobre a crescente violência nas escolas do país


31/03/2023 10h00

Ouça a entrevista completa:


O ataque à faca realizado por um aluno à Escola Estadual Thomazia Montoro esta semana em São Paulo, no qual uma professora de 71 anos foi morta, acendeu mais uma vez a questão da saúde mental em crianças e adolescentes. A preocupação pode ser ratificada por dados divulgados pelo Instituto Sou da Paz, que apontam ter sido esse o 16º caso em escolas brasileiras nos últimos 20 anos.

Para refletir sobre o assunto, nesta sexta-feira (31) Sergei Cobra conversou com o psicanalista Christian Dunker, Professor Titular em Psicanálise e Psicopatologia do IPUSP - Instituto de Psicologia da USP.

De acordo com o psicanalista, crianças estão sofrendo por vários motivos e reproduzindo atos reativos e impulsivos. Por conta disto, precisamos ter uma consciência social mais atenta, não apenas culpabilizando redes sociais e games, como muitos fazem: “As pessoas estão com poucos intervalos recreativos. E isso vai concorrendo para criar uma panela de pressão. E essa pressão, historicamente, era parte do caráter viril. Assim, criamos uma geração de pessoas que acabou reproduzindo o bullying. Um bom exemplo disso é o trote nas universidades. A pessoa entra e passa por rituais de humilhação e aí quando ela já está dentro, aplica isso nas gerações subsequentes. ”, alertou Dunker.

O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF