Oito em Ponto

“Deus é brasileiro” ou temos que tomar vergonha na cara?

A obra revela o hábito dos brasileiros de terceirizarem ao divino a solução para os problemas do país


05/04/2023 10h00

Ouça a entrevista completa: 


“Deus não é mais brasileiro” é o que diz o título do livro escrito pelo filósofo e economista Joel Pinheiro da Fonseca, publicado pela Editora Coerência. A partir de colunas do jornal Folha de S.Paulo, a obra reúne seis anos de observação de um dos mais tumultuados períodos da política nacional. Nesta quarta-feira (5), o autor bate um papo com Sergei Cobra.

“O provérbio diz que Deus é brasileiro. Ou seja, tudo conspira a nosso favor, os ventos sopram na nossa direção. Basta que a gente faça o mínimo - ou até não faça nada – que, de alguma forma, lá na frente os problemas se resolvem porque algo maior ajuda o Brasil”, explica o intelectual ao ser questionado sobre a frase que dá nome ao livro. Ele complementa: “Eu não sei se isso era verdade lá atrás, mas, hoje, eu tenho certeza que não é. Deus não é brasileiro. A solução para os nossos problemas vai ter que partir de nós mesmos”, opina Pinheiro da Fonseca.

O programa “8 em Ponto, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Lucas Saba - MTB: 81.644/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças