Autismo: advogada explica avanços e lutas por direitos
A condição pode causar déficit na comunicação e na interação social e padrões repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos e interesses fixos
12/04/2023 10h00
Ouça a entrevista completa:
O “Abril Azul” é celebrado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do autismo. A campanha surgiu a partir de um movimento da ONU, em 2008, que buscava promover e proteger os direitos e liberdades fundamentais a todos os deficientes. Nesta quarta-feira (12), Sergei Cobra conversa com a advogada Carla Bertin, especialista em direitos da pessoa com autismo e fundadora da plataforma Autismo Legal.
“As campanhas são importantes porque as pessoas só vão respeitar o que conhecem. O portador da condição ainda é visto como alguém que só se balança, que não tem amigos, que não sabe conversar e olhar nos olhos, que não brinca... Mas o autismo vai muito, muito além disso. Avançamos nos últimos 10 anos, mas a gente ainda tem um longo caminho pela frente na busca por direitos”, explica a especialista.
O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Lucas Saba - MTB: 81.644/SP
REDES SOCIAIS