Oito em Ponto

Brasil sobe em ranking mundial de liberdade de imprensa, mas ainda precisa melhorar

Estudo é apresentado anualmente em 3 de maio, quando a data é celebrada


03/05/2023 09h00

Neste Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (03), a Organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou um ranking global no qual o Brasil aparece na posição 92, entre 180 países. No ano passado, éramos o número 110.

O jornalista Leão Serva, correspondente da TV Cultura em Londres, repercutiu o relatório no 8 em Ponto desta quarta-feira com Sergei Cobra, comentando que essa melhora em 18 lugares ocorreu após a derrota nas urnas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o exercício do novo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após vitória nas eleições 2022. “No entanto, ainda ficamos ao lado de Sérvia, Gabão, Nepal, Albânia e outros países com histórico negativo de liberdade de imprensa”, afirmou.

Na edição de 2023, a organização destaca particularmente os efeitos da desinformação, com a Noruega sendo o país melhor colocado na tabela e a Coreia do Norte em último. O relatório revela ainda que o Senegal e a Tunísia foram os países que mais recuaram no índice. A Tunísia, por exemplo, ocupa a 121.ª posição, descendo 27 lugares.

O programa 8 em Ponto, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Play. De segunda a sexta-feira, às 8h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF