Governo Lula deve mediar impasse sobre foz do Amazonas
Área de disputa de interesses é extensa e vai do Oiapoque (AP) - no extremo norte do país - ao litoral do Rio Grande do Norte
23/05/2023 10h00
Ouça a entrevista completa:
O presidente Lula disse que o governo federal não vai emitir licença para a exploração de petróleo na Margem Equatorial do país se isso gerar problemas para o ecossistema da região. Ele afirma que dificilmente haverá impacto para o meio ambiente, já que o ponto da possível exploração fica a 530 km da foz do Rio Amazonas. Para falar comentar o assunto, nesta terça-feira (23), Sergei Cobra conversa com Suely Araújo, especialista sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima e ex-presidente do IBAMA.
“O ministro de Minas e Energia [Alexandre Silveira] e o presidente da Petrobras [Jean Paul Prates] não estão propondo estudo nenhum. Estão fazendo pressão política em cima da perfuração do bloco 59, e os estudos técnicos mostram que isso não é adequado. A decisão cabe ao IBAMA”, declara a ambientalista.
O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Play. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Gabriela Reis
REDES SOCIAIS