Oito em Ponto

Caso do jogador Vinicius Junior repercute em todo o mundo

Episódio chegou a ser denunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo de conduta a ser erradicada no esporte


25/05/2023 10h00

Ouça a entrevista completa: 


A semana foi marcada pelo caso de racismo sofrido, na Espanha, pelo atacante brasileiro Vinicius Júnior. Um levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol mostra que, nos campeonatos brasileiros, o número de casos desse crime aumentou 40% em 2022, em comparação com o ano anterior. Por isso, nesta quinta-feira (25), o 8 em Ponto conversa com à jornalista esportiva Júlia Belas, pesquisadora acadêmica sobre o tema e colaboradora do jornal britânico The Guardian e do portal Dibradoras.

Questionada por Sergei Cobra sobre a eficácia de notas de repúdio publicadas por diversos clubes mundo afora, Júlia responde: “Não adianta o Real Madrid, por exemplo, falar que é contra essa situação, porque, quando a gente vai olhar, todos os diretores e dirigentes são homens brancos”.

“A sociedade brasileira é racista. A sociedade, como um todo, é racista”, defende a jornalista.

O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Play. De segunda a sexta-feira, às 8h.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Gabriela Reis

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças