Caso do jogador Vinicius Junior repercute em todo o mundo
Episódio chegou a ser denunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo de conduta a ser erradicada no esporte
25/05/2023 10h00
Ouça a entrevista completa:
A semana foi marcada pelo caso de racismo sofrido, na Espanha, pelo atacante brasileiro Vinicius Júnior. Um levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol mostra que, nos campeonatos brasileiros, o número de casos desse crime aumentou 40% em 2022, em comparação com o ano anterior. Por isso, nesta quinta-feira (25), o 8 em Ponto conversa com à jornalista esportiva Júlia Belas, pesquisadora acadêmica sobre o tema e colaboradora do jornal britânico The Guardian e do portal Dibradoras.
Questionada por Sergei Cobra sobre a eficácia de notas de repúdio publicadas por diversos clubes mundo afora, Júlia responde: “Não adianta o Real Madrid, por exemplo, falar que é contra essa situação, porque, quando a gente vai olhar, todos os diretores e dirigentes são homens brancos”.
“A sociedade brasileira é racista. A sociedade, como um todo, é racista”, defende a jornalista.
O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Play. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Gabriela Reis
REDES SOCIAIS