Oito em Ponto

Você que hoje é tanto, amanhã será alguma coisa?

Atílio Bari provoca reflexões sobre memória


31/05/2023 10h00

Ouça a coluna completa: 


Na coluna desta quarta-feira (31), Atílio Bari relembra a trajetória da atriz Dulcina de Moraes (198-1996), um dos principais nomes das artes cênicas da história do Brasil. “Em 1980, aos 72 anos de idade, Dulcina inaugurou a Fundação Nacional de Teatro, no Rio de Janeiro. Depois, a Faculdade de Artes Dulcina de Morais, em Brasília, a primeira instituição particular de ensino superior de artes, e mais um teatro naquela cidade, projetado por, claro, Oscar Niemeyer. Ou seja, Dulcina deixou um legado”, relembra o dramaturgo.

Atualmente, porém, a situação é outra: “Tudo isso vai a leilão, em setembro, para pagamento de débitos trabalhistas, previdenciários, tributários, de processos diversos e até de serviços essenciais, como água e luz. Aliás, quem quiser visitar o teatro que leve uma lanterna, porque há tempos não há mais energia elétrica no espaço. Além dos cinco mil metros quadrados dos prédios, vai a leilão, também, o acervo de setenta anos de carreira da dupla Dulcina e Odilon [marido]. Em que mãos tudo isso vai parar?”, questiona o colunista da Cultura FM.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças