Ouça o programa "Ópera em São Paulo - 150 anos de História" completo:
O Theatro Municipal foi fechado em 1952 para ser reformado para os festejos do Quarto Centenário da Cidade e ficamos sem temporada lírica oficial por três anos.
Desde a década de quarenta já se falava que o teatro estava degradado e reclamava-se das péssimas condições de visibilidade e de acústica.
A novidade depois da primeira grande reforma do Teatro Municipal é a chegada a São Paulo das óperas de Wolfgang Amadeus Mozart, que nunca haviam sido apresentadas na cidade.
Em três anos seguidos, completou-se a trilogia com libretos de Lorenzo Da Ponte: Don Giovanni, Le Nozze di Figaro e Così fan Tutte.
Também foram trazidas pelos empresários, óperas de autores como Telemann, Haendel, Pergolesi e Cimarosa, abrindo um pouco o leque do repertório em direção ao classicismo e ao barroco. Nessa época, foi apresentada pela primeira vez para nosso público a única opera escrita por Beethoven, Fidelio.
O programa a Ópera em São Paulo – 150 anos de História tem a apresentação de João Malatian e vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às quartas, 22 horas com reapresentações aos sábados às 14 horas.
REDES SOCIAIS