Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação ópera em São Paulo

Ouça o programa "Ópera em São Paulo - 150 anos de História" completo:


O Theatro Municipal foi fechado em 1952 para ser reformado para os festejos do Quarto Centenário da Cidade e ficamos sem temporada lírica oficial por três anos.

Desde a década de quarenta já se falava que o teatro estava degradado e reclamava-se das péssimas condições de visibilidade e de acústica.

A novidade depois da primeira grande reforma do Teatro Municipal é a chegada a São Paulo das óperas de Wolfgang Amadeus Mozart, que nunca haviam sido apresentadas na cidade.

Em três anos seguidos, completou-se a trilogia com libretos de Lorenzo Da Ponte: Don Giovanni, Le Nozze di Figaro e Così fan Tutte.

Também foram trazidas pelos empresários, óperas de autores como Telemann, Haendel, Pergolesi e Cimarosa, abrindo um pouco o leque do repertório em direção ao classicismo e ao barroco. Nessa época, foi apresentada pela primeira vez para nosso público a única opera escrita por Beethoven, Fidelio.

O programa a Ópera em São Paulo – 150 anos de História tem a apresentação de João Malatian e vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às quartas, 22 horas com reapresentações aos sábados às 14 horas.