Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Atlas

Ouça o programa "Ópera em São Paulo - 150 anos de História" completo:


Neste programa falaremos sobre o fim da era das concorrências públicas para promoção das temporadas líricas e os esforços da Secretaria Municipal de Cultura para produzir as óperas de maneira autônoma.

A ópera em São Paulo foi, desde suas primeiras temporadas, dependente daquilo que acontecia no Rio de Janeiro e dos empresários que traziam as companhias para as duas cidades.

O Theatro Municipal não contava com departamentos para construção de cenários, confecção de figurinos e adereços, como outros grandes teatros possuem. Até o final da década de 70 as produções seguem nas mãos dos empresários.

Em abril de 1980, o jornal O Estado de São Paulo promoveu uma mesa redonda com o título “É preciso salvar a ópera. O que fazer?”

Participaram dela várias personalidades do universo lírico paulistano e foram levantados problemas que impediriam que a ópera se desenvolvesse mais entre nós: ausência de infraestrutura no Municipal, alto custo das temporadas, público reduzido em poucas récitas, sucessivos aumentos do dólar e a falta de formação e de mercado de trabalho para os artistas brasileiros.

Nesse mesmo ano, 1980, o então Secretário de Cultura, decide romper com as práticas antigas e declara a independência total em relação aos empresários.

A meta era produzir com forças próprias, formar cantores e renovar o repertório. Foi dentro desse projeto, de vida curta, chamado Pró Ópera.

O programa a Ópera em São Paulo – 150 anos de História tem a apresentação de João Malatian e vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às quartas, 22 horas com reapresentações aos sábados às 14 horas.