Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet Theatro Municipal de São Paulo

Ouça o programa completo:


No último episódio da série Opera em São Paulo, conversaremos sobre a criação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e a última reforma no edifício, preparando-o para seu centenário, comemorado em 2011.

Além da criação da Fundação, outras iniciativas foram tomadas para preparar o Municipal para seu centenário.

Uma nova reforma no edifício incluindo modernização dos equipamentos do palco, melhorias acústicas no fosso da orquestra e instalação de moderno sistema de sonorização.

Em 2012, foi inaugurada a Praça das Artes, complexo arquitetônico construído para abrigar em um único local as escolas de dança e música, a administração da Fundação, o Centro de Documentação e Memória e salas de ensaios para todos os corpos artísticos.

O projeto foi construído em volta da histórica Sala do Conservatório que se tornou sede do Quarteto de Cordas da Cidade.

O surgimento da Praça se insere num ambicioso projeto de requalificação urbana, porém sua construção ainda não está finalizada, lembrando que em 27 de maio de 2021 a Fundação Teatro Municipal de São Paulo completou dez anos de existência.

Se o Municipal será um teatro de temporada ou um teatro de repertório, com produções próprias ou importadas, se terá artistas nacionais ao lado de grandes nomes estrangeiros e se as montagens serão contemporâneas ou tradicionais, só saberemos quando ficar claro para nossos governantes qual é o espaço que a ópera deve ter em nossa cidade e quando forem encontrados mecanismos para uma gestão artística moderna e estável que devolva ao nosso público os recursos investidos em forma de arte e beleza. Aguardemos atentos pelo futuro da ópera em São Paulo!

O programa a Ópera em São Paulo – 150 anos de História tem a apresentação de João Malatian e vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às quartas, 22 horas com reapresentações aos sábados às 14 horas.