Ouça o programa completo:
No último episódio da série Opera em São Paulo, conversaremos sobre a criação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e a última reforma no edifício, preparando-o para seu centenário, comemorado em 2011.
Além da criação da Fundação, outras iniciativas foram tomadas para preparar o Municipal para seu centenário.
Uma nova reforma no edifício incluindo modernização dos equipamentos do palco, melhorias acústicas no fosso da orquestra e instalação de moderno sistema de sonorização.
Em 2012, foi inaugurada a Praça das Artes, complexo arquitetônico construído para abrigar em um único local as escolas de dança e música, a administração da Fundação, o Centro de Documentação e Memória e salas de ensaios para todos os corpos artísticos.
O projeto foi construído em volta da histórica Sala do Conservatório que se tornou sede do Quarteto de Cordas da Cidade.
O surgimento da Praça se insere num ambicioso projeto de requalificação urbana, porém sua construção ainda não está finalizada, lembrando que em 27 de maio de 2021 a Fundação Teatro Municipal de São Paulo completou dez anos de existência.
Se o Municipal será um teatro de temporada ou um teatro de repertório, com produções próprias ou importadas, se terá artistas nacionais ao lado de grandes nomes estrangeiros e se as montagens serão contemporâneas ou tradicionais, só saberemos quando ficar claro para nossos governantes qual é o espaço que a ópera deve ter em nossa cidade e quando forem encontrados mecanismos para uma gestão artística moderna e estável que devolva ao nosso público os recursos investidos em forma de arte e beleza. Aguardemos atentos pelo futuro da ópera em São Paulo!
O programa a Ópera em São Paulo – 150 anos de História tem a apresentação de João Malatian e vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às quartas, 22 horas com reapresentações aos sábados às 14 horas.
REDES SOCIAIS