O Rádio Paulista, segundo Fausto Macedo - Parte 1
A história do Rádio Paulista sob o ponto de vista de um de seus mais prestigiosos profissionais, o radialista Fausto Macedo
02/09/2022 00h01
Ouça o programa completo:
Fausto Ribeiro de Macedo nasceu no interior de São Paulo, em Franca, em 16 de julho 1917. Iniciou na Rádio Record como voluntário durante a Revolução de 1932, seguindo os passos dos irmãos Ricardo e Renato, também brilhantes radialistas. Não demorou a ser contratado pela emissora de Paulo Machado de Carvalho, passando depois pela Excelsior, América, Bandeirantes e Cultura.
Foi o idealizador das transmissões via rádio dos páreos de turfe do Jockey Clube, direto da Cidade Jardim. Produziu programas muito populares, como o Clube RB (Bandeirantes) e “Parada de Sucesso” (Excelsior). Foi contratado pela Rádio Cultura em 1987, onde coordenou a Discoteca da emissora, que hoje leva o seu nome, sendo o criador dos programas Musicalidade e Cantores do Rádio.
Durante a sua carreira, recebeu vários prêmios, entre eles "Ordem do mérito jornalístico" (1964), "Prêmio Governador do Estado" (1966), "Prêmio Sanio de Radialismo" (1978), "Prêmio especial da ABERT" (1980) e "Imortal do Rádio – Assembleia Legislativa de São Paulo" (1998).
Em 1997, Fausto Macedo prestou um longo depoimento sobre o rádio e seu trabalho profissional à Rádio Cultura. O material gravado serviu de base para a série Cultura Brasileira: O Rádio Paulista Segundo Fausto Macedo. Série documental com trechos de programas importantes, entre eles jornalísticos, esportivos, musicais, culturais e de entretenimento de várias emissoras paulistas.
A série está dividida em quatro episódios. No primeiro, ele fala do rádio paulista nas primeiras décadas do século XX. Cita personagens importantes do meio, como César Ladeira, Nhô Totico e Paulo Machado de Carvalho.
A série conta com várias ilustrações cedidas por Valvênio Martins. Fausto Macedo faleceu em São Paulo em 17 de fevereiro de 1999.
Ficha técnica
O Rádio Paulista segundo Fausto Macedo
Série em quatro episódios
Apresentação: Fernando Uzeda
Programa de Eduardo Weber e Valvênio Martins
Produção: 1997
REDES SOCIAIS