Mesa Redonda 2 – História do Rádio, com Homero Silva
Uma reunião de três vertentes
28/09/2022 00h01
Ouça o programa completo:
Mesa Redonda foi um programa da rádio Cultura dos anos 1970, criado por Homero Silva.
Nesta edição a conversa é com três nomes que atuaram no rádio e na televisão de maneiras diferentes.
Walter Gerhard Forster (1917-1996) foi ator de rádio, cinema, teatro e pioneiro da televisão brasileira, participando da inauguração da TV Tupi de São Paulo. Começou na Rádio Bandeirantes como locutor e redator. Sua última atividade foi na TV Manchete, onde apresentava o Acredite se quiser.
Ariovaldo Pires, o Capitão Furtado (1907-1979) foi um dos pioneiros da música caipira no rádio. Ele também foi o primeiro criador dos programas de calouros. Seu trabalho mais conhecido em rádio foi programa de rádio foi o “Arraial da curva torta”, no qual revelou muitas duplas sertanejas, entre elas Tonico e Tinoco.
Natural de Marília, Fausto Augusto Battistete, Fausto Canova (1930-2009) foi um dos principais nomes da rádio paulista, tendo atuado em diversas emissoras, Jovem Pan, Piratininga, Excelsior, CBN, Bandeirantes e na Rádio Cultura. Na Cultura teve vários programas. Alguns dedicados a entrevistas de música brasileira (Brasil Pandeiro); outros como comentarista de música (O som do jazz) e também como âncora de revistas culturais diárias, no caso do Opus 3 e meia e posteriormente Estúdio 1.200, que ele apresentou até os anos 2000.
Ficha técnica
Mesa Redonda – História do Rádio
Convidados: Ariovaldo Pires (Capitão Furtado), Fausto Canova e Walter Forster.
Produção e apresentação: Homero Silva
Transmissão: 1973
REDES SOCIAIS