Rota Latino - Americana

Rota Latino-Americana – Uma viagem musical pela América Latina com o maestro Victor Hugo Toro

Por Victor Hugo Torro


25/01/2025 09h00

Ouça o Rota Latino - Americana na íntegra:


No nono episódio de Rota Latino-Americana, o maestro Victor Hugo Toro nos leva a cruzar a Ponte da Amizade para chegarmos ao Paraguai. O caminho da música paraguaia começou nas missões jesuítas dos séculos XVI ao XVIII. Nessas missões os índios guaranis aprendiam não só a doutrina religiosa e ofícios como alvenaria, forja, trabalho em prata, etc.

Eles também aprendiam a fabricar instrumentos musicais que depois utilizavam em apresentações e concertos. Pelo que se sabe através dos manuscritos, eles não faziam só instrumentos de cordas, que seria o mais tradicional, mas também instrumentos como trompas, fagotes, flautas e clarins.

A música do Paraguai se apoia fortemente em dois instrumentos: A harpa e o violão, instrumentos que foram trazidos da Espanha, mas desenvolveram uma linguagem e um estilo próprio no país. Cronologicamente, o primeiro compositor de música erudita no Paraguai que devemos mencionar foi Agustín pio Barros, nascido em 1884 e falecido em 1944.


Rota Latino-americana
Sábado, 25 de janeiro de 2025, às 09h00
Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025, às 23h00
Apresentação: Victor Hugo Torro
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sobe para 11 o número de mortos no pior ataque a tiros da história da Suécia

Argentina anuncia saída da Organização Mundial da Saúde

Produção industrial fecha 2024 com crescimento de 3,1%

Inmet alerta para chuvas fortes na maior parte do país nesta quarta-feira (5)

Lula critica plano anunciado por Trump para assumir a Faixa de Gaza: “Praticamente incompreensível”