Rota Latino - Americana

Rota Latino-Americana – Uma viagem musical pela América Latina com o maestro Victor Hugo Toro

Por Victor Hugo Torro


01/02/2025 09h00

Ouça o Rota Latino-Americana na íntegra:


No décimo episódio de Rota Latino-Americana, o maestro Victor Hugo Toro nos leva de volta à América Central, vamos para a Guatemala. Pela grande importância que teve na colonização espanhola da América Central, Guatemala foi uma das primeiras regiões onde a música europeia foi introduzida, a partir de 1524, apenas pouco mais de 30 anos depois da chegada de Colombo à América.

Missionários e sacerdotes trouxeram ao novo continente um amplo repertório de cantos litúrgicos para as celebrações do ano católico. Nas igrejas e catedrais da Guatemala se cultivou em alto nível o canto gregoriano e o canto polifônico. Muitas das obras vocais compostas nessa época
estão escritas em espanhol, mas também em alguns dialetos africanos, italianos, franceses e ocasionalmente em línguas indígenas da região.

Assim, não é estranho que a Guatemala tivesse seus primeiros criadores próprios já no período renascentista e pré-clássico. Um dos maiores compositores dessa primeira época foi Rafael Antônio Castellanos. A sua formação musical foi com seu tio, Manuel José de Quirós, que era mestre de capela da Catedral da Cidade da Guatemala. Com ele Castellanos estudou violino, harpa e composição. Após a morte do seu tio ele foi nomeado novo mestre de capela da catedral, com as responsabilidades de compor e reger a música de todas as cerimônias do ano litúrgico e ensinar música ao coro da catedral.


Rota Latino-americana
Sábado, 01 de fevereiro de 2025, às 09h00
Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025, às 23h00
Apresentação: Victor Hugo Torro
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sobe para 11 o número de mortos no pior ataque a tiros da história da Suécia

Argentina anuncia saída da Organização Mundial da Saúde

Produção industrial fecha 2024 com crescimento de 3,1%

Inmet alerta para chuvas fortes na maior parte do país nesta quarta-feira (5)

Lula critica plano anunciado por Trump para assumir a Faixa de Gaza: “Praticamente incompreensível”