Ouça o programa completo:
Mário de Andrade em 1938 organizou e comandou a Missão de Pesquisas Folclóricas ao Norte e Nordeste com a intenção de registrar as manifestações de música popular que ele temia se perder, em razão da rápida urbanização do país. O grupo SAgrama e Gonzaga Leal gravaram parte desse repertório recolhido por Mário de Andrade, para que essas canções retornem ao conhecimento popular. Elas estão no álbum “Na trilha de uma missão”, sendo quatro delas apresentadas nesta edição: “Louvação”, “Emboladas” e “Toadas de Bumba-meu-boi”, todas de domínio público.
Dulce Quental foi vocalista da banda Sempre Livre na década de 1980. Sua carreira solo conta com seis discos. Um deles é “Sob o signo do amor”, trabalho que a artista trata o “silêncio”, contrapondo o que acontece hoje: “vivemos em um período histórico e verborrágico, em que tudo chega gritado e mastigado para o consumidor. Quando você deixa o vazio na música, deixa pausa, espaço para o outro, para a escuta e interpretação”. A produção e a instrumentação do trabalho são dos músicos Pedro Sá e Jonas Sá. Ouça, “Com Mais Prazer”, “Poucas Palavras” e “Apenas uma Fantasia”, todas da cantora.
Do centro oeste, em especial de Goiânia, o grupo formado por Anderson Maia, Fred Valle, João Victor, Macloys Aquino e Salma Jô: Carne Doce. O título do trabalho é “Interior”. Salma Jô afirma: “Gosto de escrever sobre coisas que doem e deixam a gente triste. Esses sentimentos negativos me inspiram. No repertório tem “Temporal”, “Passarin” e “Hater”.
Do Amapá chega a cantora Ariel Moura com repertório de compositores de várias passagens por aqui, tais como Joãozinho Gomes, José di Micelli e Val Milhomem. Ariel foi a primeira representante do Amapá a participar do programa The Voice Brasil. Venceu festivais e se apresentou na Guiana Francesa. No EP digital “Mundiar”, gravou “Mei mei”, “Língua Intrusa” e “Pérola azulada”, as três de Joãozinho Gomes e seus parceiros.
Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Sábado, 30 de setembro de 2023, às 8 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 2 de outubro de 2023, às 17 horas.
Cultura FM – Domingo, primeiro de outubro de 2023, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber
REDES SOCIAIS