Supertônica

Invisibilidade e onipresença. Por Jeremy Narby

A pandemia do coronavírus sob a luz da antropologia


06/02/2021 23h05

Ouça o Programa Completo: 


“Penso que cometemos um erro ao acreditar que os vírus não eram vivos. Penso que podemos nos inspirar nos povos indígenas da Amazônia, que, há muito tempo, afirmam que toda a construção vivente está imersa em inteligência, e que existem entidades invisíveis, que são vivas e inteligentes, que são patógenas e podem reproduzir-se dentro do corpo humano”

Nesta edição, Jeremy Narby, antropólogo, fala do mistério em torno da ciência e do xamanismo. Os diferentes pontos de vista que podem se complementar: para a elaboração de perguntas e hipóteses.

Em destaque, o texto “Invisibilidade e Onipresença: o caso COVID-19”, publicado pela ciclo “Selvagem” da Dantes Editora/Biosfera, 2021.

Completam este programa de número 600, transmitido originalmente em 06 de fevereiro de 2021, a música de Giacinto Scelsi (“Natura Renovatur”, “Okanagon” e “Anâgâmin”, entre outras peças escritas pelo compositor italiano nos anos 1960), além de cantos e danças do povo Ashaninka, do Rio Amônia – música para contemplar a natureza, para transmitir o conhecimento e para pedir força aos pássaros e às plantas.

Fontes:

Jeremy Narby: http://selvagemciclo.com.br/wp...
Ashaninka: http://www.funai.gov.br/index....
Giacinto Scelsi: https://open.spotify.com/artis...

O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças