Supertônica

Tem Piedade de Mim: o Erbarme Dich, de Bach

Reviver a Paixão em tempos de Pandemia


03/04/2021 23h05

  • Ouça o Programa Completo:


  • Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
    (Mateus 26, 69-75)

    “Erbarme dich, mein Gott, um meiner Zähren Willen!” (“Tem piedade de mim, meu Deus, veja minhas lágrimas!”) é uma ária para contralto da segunda parte da “Paixão Segundo São Mateus”, o BWV 244. “Mateus” é uma das duas paixões de Bach que sobreviveram na íntegra.
    O mais perfeito exemplo da beleza em estado puro fez com que a ária se descolasse da Paixão e entrasse para o repertório de vários cantores ao longo dos tempos. Partindo do questionamento de quantas interpretações cabem numa única ária, Supertônica apresenta nesta edição da quarentena uma pequena seleção de gravações, destacando as vozes de Nathalie Stutzmann, Julia Hamari, James Hall, Kathleenn Ferrier, Fádia El Hage, Marian Anderson e Stefan Kahle.

    Completam o programa, transmitido originalmente em 03 de abril de 2021, registros suigeres, como a versão jazz do pianista romeno Eugen Cicero, o “Mister Golden Hands” e a versão para sinos de Richard de Waardt.

    O drama da Paixão de Cristo por meio deste sublime lamento escrito por Bach há 300 anos nos conecta com uma dura realidade: o pior momento da pandemia, em que estamos enterrando mais de 3 mil mortos por dia.

    Esta edição de Páscoa – Passagem é dedicada à memória de Jonas Bicev, sonoplasta da Cultura FM, mestre dos mestres da mixagem, que perdeu sua vida para a COVID-19 na última semana.

    O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças