Supertônica

Fernando Faro, o guru da MPB

Em programa gravado em 2011, o Baixo fala de sua origem e sua gênese criativa


24/04/2021 23h05

  • Ouça o Programa Completo:  



  • Ele é um dos diretores mais importantes da televisão brasileira. Jornalista de carreira, especializou-se em música e neste campo fez escola na TV. Criador de programas como Móbile, Divino Maravilhoso e os antológicos MPB Especial e Ensaio, cujos legados representam um dos mais importantes acervos da história da música popular brasileira. O big close e o silêncio provocado pela ausência do som nas perguntas são inspirados numa entrevista com um preso – “Jorginho”, ainda nos anos 1950. “O guarda não me deixou entrar com o gravador. Levei só com o microfone para o Jorge na cela”, lembra. “Quando comecei a editar o material gravado na delegacia, pensei que dava um programa legal”. Nascia a ideia do MPB Especial/Ensaio.

    Fernando Abílio de Faro Santos (Aracaju, 1927 – São Paulo, 2016), estudou com os jesuítas em Salvador e adotou São Paulo, onde veio cursar a Faculdade de Direito. “No que tange e no que diverge a obra de José de Alencar da obra de Joaquim Manoel de Macedo?” – Fernando Faro relembra da pergunta de seu vestibular para Direito. “Eu sabia tudo de José de Alencar”, diz. Não se adaptou ao Direito e adotou o Jornalismo. “Trabalhei no jornal A Noite, onde conheci um cara fantástico chamado Ernani Silva Bruno (autor de História e Tradição da Cidade de São Paulo) e a gente curtia muita música.”

    “Eu era muito amigo do Cartola e do Nelson Cavanhaquinho. Uma vez eu cheguei pro Nelson e cantei uma música. Ele disse: ‘Bonito samba!’ Eu disse: ‘Sabe quem é o autor? Nelson Antonio da Silva’. Ele disse ‘Nelson Antonio da Silva sou eu’!"

    Fernando Faro, interlocutor da MPB, também é produtor musical, tendo concebido e dirigido shows e álbuns de nomes como João Gilberto, Clementina de Jesus, Cristina Buarque, Paulinho da Viola. É sua a direção artística do último álbum de Baden Powell, de onde extraímos “Falei e disse”, clássico de Powell e Paulo Cesar Pinheiro – peça que serviu de inspiração para a investigação sobre o gosto junto aos arquitetos do I.A.B.


    O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças