Supertônica

Jorge Peixinho: o “enfant terrible” da música portuguesa

Um dos nomes mais importantes da música ibérica do século 20 e suas relações com o Brasil


15/05/2021 23h05
  • Ouça o Programa Completo:  


“Jorge Peixinho constitui uma referência fundamental na música portuguesa da segunda metade do século 20. Talento precoce, viandante dos grandes centros da vanguarda do pós-guerra europeu, crítico, intérprete, pedagogo, organizador de inúmeros encontros e cultor de duradouras amizades, Jorge Peixinho demonstrou sempre uma vontade firme e tenaz de transformar o panorama musical que o envolvia, mesmo quando as circunstâncias e os resultados lhe eram adversos”. Para o musicólogo Paulo de Assis, para além de sua atividade como compositor, Peixinho atuou como ensaísta e conferencista, revelando uma mente clara e penetrante, organizada e sistemática na maneira de abordar os assuntos, lúcida e certeira no diagnóstico da realidade envolvente, intransigente com a mediocridade, e reconhecedora do mérito sempre que patente.

Nestas improvisações da quarentena, a música de Peixinho é o assunto, com destaque para as peças: Red Sweet Tango, Sax Blue, Elegia para Amilcar Cabral e Villalbarosa. Programa transmitido originalmente em 15 de maio de 2021.

O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças