Supertônica

Cassiano: o gênio esquecido da música negra

Homenagem ao compositor, guitarrista e cantor, morto no dia 7 de maio


22/05/2021 23h05

  • Ouça o Programa Completo:  


Ele é um dos pilares da moderna música negra brasileira, ícone do chamado “Braziliam Soul”. Esquecido pela mídia, seu nome fez história na música brasileira dos anos 1970. Suas canções lançadas em trilhas sonoras de novela, marcaram uma geração de fãs da música black. E seu grande sucesso nesse tempo, chegou a impulsionar o movimento negro no Brasil.

Genival Cassiano dos Santos nasceu em um bairro pobre da cidade de Campina Grande, na Paraíba, em 1943. Viveu sua vida no Rio de Janeiro, cidade onde veio a falecer no leito de um hospital público no último dia 7 de maio de 2021.

“Embora a causa da morte de Cassiano permaneça desconhecida, consta que ele morreu do coração, sobrecarregado pelo tratamento de doença pulmonar que se agravara em abril”, escreve o jornalista Mauro Ferreira em artigo fundamental. “E é simbólico que o coração de Cassiano – pote-até-aqui-de-mágoa por ter tido a genialidade reconhecida somente por ilustres admiradores como Ed Motta e Claudio Zoli (e por críticos musicais que nunca mandaram no gosto popular) – tenha parado definitivamente no momento em que o próprio Brasil está na UTI”.

O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças