Supertônica

Improvisações da Quarentena: Inês Stockler e o lírico-jazz-brasileiro

Mezzo-soprano investiga fricções entre o canto erudito e o popular


29/05/2021 23h05

  • Ouça o Programa Completo:  


Ela se iniciou na música ainda adolescente em São Paulo. Seu contato com o canto se deu no Colégio Equipe, no final dos anos 1970. Estudou com Estevão Maya Maya antes de partir para a França. Na Europa, decidiu se dedicar ao estudo do canto lírico. Desenvolveu repertório, participou de montagens operísticas, oratórios e canções. Nos anos 2000, de volta ao Brasil, passou a rever o canto popular, aproximando o universo lírico a nomes da MPB como Tom Jobim. Em seu projeto “Cantabile”, foco desta edição, Inês Stockler faz o caminho inverso para (re)aproximar à música popular uma série de canções de Heitor Villa-Lobos.

Neste programa que integra o ciclo das “Improvisações da Quarentena”, gravado via Skype em maio de 2021, Inês apresenta versões para “O Canto do Pajé”, “Veleiros” e “Rasga o Coração”, entre outras peças do catálogo do autor das Bachianas. O álbum, em processo, se lança ao “lírico-jazz-brasileiro” e conta com Daniel Grajew (piano, acodeon e transcrições), Marcos Paiva (contrabaixo), Emilio Martins (percussão e bateria), Milton de Mori (bandolim, cavaquinho e violão), Lourdes de Carvalho (flauta) e Ricardo Villas Boas (desenho de som).

O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças