Amaro Freitas em memórias ancestrais
Pianista e compositor apresenta o álbum Sankofa
10/07/2021 23h05
Ouça o Programa Completo:
Esta edição das Improvisações da Quarentena trata do lugar de fala no jazz. Pianista de Pernambuco, Amaro Freitas desponta na cena internacional com "uma abordagem do teclado tão única que é surpreendente", conforme publicou a Downbeat. Com os dois primeiros álbuns bem recebidos – Sangue Negro (2016) e Rasif (2018), Freitas acaba de lançar “Sankofa” pela gravadora inglesa FarOut.
O disco trata de “uma busca espiritual por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil Negro”. Entre elas, Baquaqua, que foi trazido como escravo ao Brasil, seguindo depois para Estados Unidos, Haiti, Canadá e Inglaterra. Baquaqua foi o único escravizado no Brasil a publicar sua autobiografia.
Este personagem entre outras fontes de inspiração para o álbum são assunto para esta edição jazzística, cuja conversa inspiradora foi gravada em julho de 2021.
O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS