Supertônica

Samuel Kerr, o mestre do canto coral

Maestro e arranjador (1935 – 2023) em entrevista gravada em 2007


20/05/2023 23h00

Ouça o programa completo:


“Virei pro coro e falei assim: ‘canta do jeito que vocês acham que é, tá bom?!’ E era o som mais lindo que eu tinha ouvido até então”
Maestro, arranjador, organista, pesquisador e mestre do canto coral, o professor Samuel Kerr nasceu em 5 de maio de 1935. Cresceu junto ao coro da comunidade presbiteriana, carregado por seus pais ainda bebê. Virou organista da igreja, estudou na Escola Livre de Música e seguiu carreira como regente e educador.

“Eu achava que o coro precisava ser revitalizado. Os meios de comunicação estavam oferecendo recursos mais atrativos, então era preciso fazer alguma coisa que despertasse o interesse das pessoas pelo coro. Então, eu aceitava todo mundo, não fazia testes. Qualquer pessoa podia cantar no coro”

Samuel Kerr, tornou-se uma das figuras mais queridas junto ao meio musical paulistano. O maestro morreu na manhã do dia 17 de maio de 2023, aos 88 anos de idade. Um dos pioneiros no departamento de música da UNESP – Universidade Estadual Paulista, foi reconhecido pela contribuição ao movimento coral.

A inconfundível risada do professor, sua marca registrada, é um dos destaques desta audição Supertônica, gravada e transmitida originalmente em novembro de 2007.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças