Tiago Costa entre o erudito e o popular
O celebrado pianista, maestro, compositor e arranjador em suas múltiplas versões
17/06/2023 23h00
Ouça o programa completo:
Ele manteve seu primeiro contato íntimo com o piano na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, ainda criança. Enquanto a mãe, matemática, se lançava no doutorado, Tiago, isolado em casa (com 30 cm de neve e menos 25 graus) se viu obrigado a explorar o instrumento. “A gente fez amizade na marra”, lembra.
Tiago Costa é um dos nomes de destaque de sua geração e seu currículo surpreende. Como pianista e compositor, integra o celebrado quinteto Vento em Madeira e atua em duo com o saxofonista Teco Cardoso. Desde 2015, é maestro convidado da Orquestra Jovem Tom Jobim.
Apenas para citar poucos nomes, já gravou com Maria Rita e Chico Pinheiro. Ao piano, tocou com Gilberto Gil, Ivan Lins e João Bosco. Como arranjador teve seu trabalho executado pela Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, pela Sinfônica Brasileira. Esteve à frente da Brasil Jazz Sinfônica, Orchestre National D´ile de France, Israel Chamber Orchestra, Copenhagen University Big Band, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, entre tantas outras.
Nesta edição Supertônica, transmitida em 17 de junho de 2023, o multidisciplinar Tiago Costa trata do início de sua carreira, seu aprendizado com o maestro Cyro Pereira e os primeiros anos do curso de música popular da UNICAMP, além de traçar um panorama de suas gravações e sua relação com as orquestras Jovem Tom Jobim e Brasil Jazz Sinfônica.
REDES SOCIAIS