Supertônica

Rafael Galante: Memórias Afro-Atlânticas

Por uma história da música sob a perspectiva social


22/07/2023 23h00

Ouça o programa completo:



O Brasil foi o primeiro país a entrar e o último a sair do tráfico de escravos negros.

Recife, século 17: uma embaixada do Reino do Congo circula com pompa pelas ruas da Mauritsstad. Rio de Janeiro, início do século 19: vende-se um escravo virtuose em marimba e piano. Estes são dois exemplos de muitas outras passagens da tão pouco conhecida história das relações entre Áfricas e Américas.

Instrumentos esquecidos, religiões adaptadas, etnias expatriadas, etnocídio. Um atlântico negro nos separa e nos conecta ao continente Africano. A história da música sob a perspectiva social é o ponto de partida para esta edição gravada em abril de 2019, sob o comando de Rafael Galante, historiador e etnomusicólogo.

Rafael é mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, onde realiza a pesquisa: Iconografia musical do Atlântico Negro: Brasil, África Central e Austral, um inventário analítico (séculos. 16-19). Em 2014 esteve como professor visitante do Departamento de Português e Espanhol da Universidade Smith College, em Massachusetts, EUA e no segundo semestre de 2017 esteve como pesquisador visitante no departamento de História da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. Realizou pesquisas de campo sobre música, religião e cultura popular em comunidades quilombolas e tradicionais do Brasil, Cuba e Moçambique, investigando a presença cultural africana nos processos históricos de formação das culturas musicais e identidades afro-diaspóricas no âmbito do espaço atlântico.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças