Supertônica

Centenário Luigi Nono

Escritos e fragmentos musicais traçam um panorama das ideias do compositor italiano.


27/01/2024 23h00

Ouça o programa completo: 


“A música não é só composição. Não é artesanato, não é um metiê. A música é pensamento”
(Luigi Nono)

Nascido em Veneza, a 29 de janeiro de 1924, Luigi Nono, foi uma das figuras centrais da música nova. Frequentou os Festivais de Darmstadt, ao lado de Stockhausen, Boulez, Berio e Maderna. Militante político, filiado ao partido comunista, foi um dos compositores mais radicais do grupo. Casado com Nuria Schoenberg, filha de Schoenberg. Assim como na música, nos escritos de Nono, pode-se notar sua inquietação com o mundo. Tudo se cruza: vida, política, pensamento, música. Luigi Nono morreu em maio de 1990, poucos meses depois da queda do muro.

“Qual é o ‘tempo’ que se escuta? Qual é o som que se ouve?”, pergunta o compositor. “Parte se do som. De que coisa é o som. De como se ‘qualifica’ o som. De como o som reverbera. De como o espaço ‘compõe’ o som. De como o espaço intervém na transformação do som. De como no espaço tem lugar o som”.

Nesta edição, fragmentos musicais do autor veneziano e seus escritos, presentes em “Luigi Nono. Escritos e entrevistas” (2015). Em citação, textos ensaísticos assinados por Mário Vieira de Carvalho, musicólogo, e Augusto de Campos, poeta.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças