Stabat Mater, Estava a Mãe
O contratenor Jakub Józef Orliński interpreta o drama da Paixão
30/03/2024 23h59
Ouça o Programa Completo:
Quem é que não choraria, ao ver a Virgem Maria, rasgada em seu coração,
Sem poder em tal momento, conter as fúrias do vento e os ódios da multidão?
Firme e heroica no seu posto, viu Jesus pendendo o rosto, soltar o alento final.
Uma recente gravação do “Stabat Mater”, de Antonio Vivaldi, interpretada por Jakub Józef Orlińsk, inspira esta audição que rememora o drama da Paixão de Cristo sob o olhar da Mãe.
Além da sequência medieval (cujo texto é atribuído ao monge italiano Jacopone da Todi), completam o programa alguns fragmentos dos oratórios “Jesus no Calvário”, de Jan Dismas Zelenka, “O Messias”, de Haendel e “A Virgem Maria no Calvário”, de Gaetano Maria Schiassi. As interpretações ficam a cargo do contratenor polonês.
Orlińsk diz que a música sacra sempre teve um grande impacto sobre ele. “Acredito que com essa música, posso tocar al almas das pessoas”, diz o cantor de voz angelical, cujo timbre é bastante indicado a esse repertório.
Textos de Thomas Merton, Gabriela Mistral e Cruz e Souza amparam esta edição Supertônica, transmitida na Páscoa de 2022.
O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS