Supertônica

Rafael Marino Arcaro: composição é autodescoberta

A disciplina de um jovem compositor brasileiro radicado em Berlim


04/05/2024 23h59

Ouça o programa completo:



Aos 8 anos, em Limeira, no interior de São Paulo, Rafael começou a tocar violão e guitarra, entre outros instrumentos. Seguindo o conselho dos pais, graduou-se em cinema, mas acabou mesmo se enveredando para a música. Estudou violão clássico e análise musical em São Paulo. No entanto, sua formação se deu como autodidata, estudando em casa, entre 8 e 10 horas diárias.

Sua dedicação surtiu efeito – Marino Arcaro foi aceito no mestrado em composição na Royal Academy of Music, de Londres. O orientador de seu doutorado no King´s College é o compositor George Benjamin, que foi aluno de Olivier Messiaen. Seu Concerto para violino e seu Concerto para violão foram comissionados pela Royal Academy of Music e pelo programa Young Composers da LPO – London Philharmonic Orchestra.

Aos 33 anos e vivendo em Berlin, Rafael Marino Arcaro busca sua identidade para tratar de questões brasileiras, como a causa indígena, por exemplo. O compositor se prepara para escrever uma peça para a Sinfônica de Londres, a ser estreada no Barbican Centre, em janeiro de 2025.

Nesta edição gravada remotamente (no ar em 30 de setembro de 2023), Arrigo Barnabé conversa sobre a formação e a obra de Arcaro, seus propósitos estéticos e suas influências (Rafael é admirador de Messiaen, Berg e Bartok, por exemplo). Em pauta, a experiência em Londres e os desafios de compor em 2023. “Grande parte do processo de composição é autodescoberta, é descobrir a sua voz”, resume Arcaro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças