Toque de Cordas

Leo Brouwer, 85 anos

A fascinante obra do compositor cubano


02/03/2024 09h00

Ouça o programa completo: 


Nascido em 1° de março de 1939, em Havana, o compositor e violonista Leo Brouwer vem de uma família intimamente ligada à música. A mãe era cantora e multi-instrumentista, o pai, um médico e violonista amador. A linhagem se estende até o tio-avô, o compositor Ernesto Lecuona.

Brouwer conta ter se apaixonado pela música aos cinco anos, cativado pela força agressiva de “A Sagração da primavera”, de Stravinsky. Em entrevista à Classical Guitar Magazine, ele declara que “o som contemporâneo é o que mais me inspira musicalmente. Quando eu era criança, fiquei magnetizado pela escrita de Bartók, especialmente pelos seus quartetos de cordas e pelas peças de Stravinsky”. Como artista que vivenciou os anos 1960-70, período de grande efervescência musical, Leo Brouwer agregou em sua obra correntes que vão da música de Iannis Xenakis, ao Beatles e o folclore cubano, buscando trabalhar a relação da consonância e da dissonância entre os sons.

Esta edição de Toque de Cordas celebra os 85 anos do compositor com destaque para seu “Concerto de Toronto” dedicado à John Williams.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças